WORKSHOP “ATENÇÃO PROFESSOR”
INTRODUÇÃO
Quando a criança não acompanha o conteúdo dado aos colegas de classe é fundamental identificar se ela tem apenas uma dificuldade escolar ou se é portadora de alteração específica que caracterize um transtorno de aprendizagem!
É papel do professor observar se o desempenho do aluno está inadequado e proceder os devidos encaminhamentos. Porém, todo cuidado é pouco, pois é real – e frequente – a dificuldade dos nossos educadores para que especialidade recorrer. Essa decisão, que é da escola, é ponto crucial para o prognóstico da criança.
Por este motivo o foco da capacitação do educador do Núcleo Aprende é o entendimento do que é uma Avaliação Interdisciplinar seguida de Tutoria Escolar, porque o “mau encaminhamento” pode custar muito caro para a criança em termos de tempo perdido, frustração dos pais, baixa estima e bullying. Inúmeras crianças perdem importantes momentos de seu desenvolvimento cognitivo e emocional frequentando anos a fio terapias sem precisão diagnóstica e defasagens pedagógicas se acumulam nas salas de aulas, causando mais e mais prejuízos às crianças e conflitos na chamada Inclusão.
A inclusão vale a redundância, tem que ser – e deve ser – personalizada. Hoje, conhecer a fundo o que ocorre com o cérebro da criança é a chave do sucesso do processo, que se torna simples e com ganhos reais, rapidamente perceptíveis para estudante, professores e família.
NOSSOS OBJETIVOS
Orientar coordenadores e educadores sobre a importância dos encaminhamentos, quando os mesmos perceberem que o desempenho de seu aluno está aquém das expectativas, mesmo após as devidas intervenções do colégio.
O desenvolvimento e a personalização de estratégias baseadas no conteúdo programático para os diferentes diagnósticos (dificuldades escolares, transtornos funcionais e deficiências intelectuais).
PÚBLICO ALVO
Equipes pedagógicas e áreas afins.
PROGRAMAÇÃO
DURAÇÃO
4 Horas com intervalo de 15 minutos.
CURSO DE EXTENSÃO TDAH e DISLEXIA
UM NOVO MODELO DE INCLUSÃO
OBJETIVO
Desenvolver e aprofundar conceitos sobre TRANSTORNOS FUNCIONAIS, visando à aplicação de estratégias direcionada para o âmbito escolar.
PÚBLICO-ALVO
Destina-se a todos os profissionais interessados em aprofundar-se no tema, como: fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos e educadores.
LOCAL
“In loco”
DATAS E HORÁRIOS
A combinar.
CARGA HORÁRIA
Aulas teóricas e práticas modulares
DURAÇÃO
12 meses
OBS: Aulas extras se necessário, serão previamente agendadas.
AULAS MINISTRADAS PELA EQUIPE INTERDISCIPLINAR DO NÚCLEO APRENDE.
Rosana Mendes Ribeiro S. da Silva – Fonoaudióloga e Coordenadora CRFa. 7427
Lilian Souza Soares – Psiquiatra – CRM 133.258
George – Neuropediatra – CRM
CERTIFICADO
Será entregue mediante participação do curso e aprovação final.
PROGRAMAÇÃO / MÓDULOS: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS
*Os módulos serão ministrados mensalmente com data e horário a combinar.
VALOR DO CURSO
R$ 150,00 (mensalidade) percapita/ mês
ATENÇÃO
Número mínimo para formação do grupo dez profissionais.
TAXA DE INSCRIÇÃO
GRATUITA
INSCRIÇÕES: Preenchimento da ficha de inscrição anexa e envio juntamente com comprovante de depósito da taxa de inscrição para contato@nucleoaprende.com.br .
PALESTRA SOBRE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
O Núcleo Aprende, durante o ano de 2013, disponibilizará profissionais para ministrar palestras GRATUITAS nas dependências das escolas que manifestarem interesse sobre o tema.
Essas palestras têm como objetivo orientar coordenadores e educadores sobre a importância dos encaminhamentos quando os mesmos perceberem que o desempenho de seu aluno está aquém das expectativas, mesmo após as devidas intervenções do colégio.
Quando a criança não acompanha o conteúdo dado aos colegas de classe é fundamental identificar se ela tem apenas uma dificuldade escolar ou se é portadora de alteração específica que caracterize um transtorno de aprendizagem!
É papel do professor observar se o desempenho do aluno está inadequado e proceder aos devidos encaminhamentos. Porém, todo cuidado é pouco, pois é real – e frequente – a dificuldade dos nossos educadores para que especialidade recorrer. Essa decisão, que é da escola, é ponto crucial para o prognóstico da criança.
Por este motivo o foco da capacitação do educador é o entendimento do que é uma Avaliação Interdisciplinar, porque o “mau encaminhamento” pode custar muito caro para a criança em termos de tempo perdido, frustração dos pais, baixa estima e bullying.
Inúmeras crianças perdem importantes momentos de seu desenvolvimento cognitivo e emocional frequentando anos a fio terapias sem precisão diagnóstica e defasagens pedagógicas se acumulam nas salas de aulas, causando mais e mais prejuízos às crianças e conflitos na chamada Inclusão.
A inclusão vale a redundância, tem que ser – e deve ser – personalizada. Hoje, conhecer a fundo o que ocorre com o cérebro da criança é a chave do sucesso do processo, que se torna simples e com ganhos reais, rapidamente perceptíveis para estudante, professores e família.
A avaliação interdisciplinar, seguida de um diagnóstico mais preciso, abre caminhos nunca antes percorridos no complexo universo das dificuldades, dos transtornos ou mesmo das deficiências de aprendizagem.
O EDUCADOR é o foco destes encaminhamentos, por isso ATENÇÂO PROFESSOR.
CONHEÇA NOSSO TRABALHO E APROFUNDE SEU CONHECIMENTO!
Inscrições:
NÚCLEO APRENDE
ALAMEDA AFONSO SCHIMIDT, 777 – SANTANA
TELEFONES: 2283-2986 FALAR COM TÂNIA.
IMPORTANTE: ENVIE-NOS TRÊS DATAS DE MAIOR INTERESSE PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR A AGENDA DOS PROFISSIONAIS.
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