Patologias

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DIFICULDADES ESCOLARES: 

Como o próprio nome define é uma dificuldade, que pode ter como causas, as falhas no processo de alfabetização, inadequação do método pedagógico aos estilos e características de aprendizagem do aluno, excesso de mudanças de escolas, problemas escolares diversos (na dinâmica escolar)e situações denominadas psicossociais (problemas na dinâmica familiar, estimulação inadequada e outros problemas sociais). É evidente que tais condições não são determinantes para que uma criança apresente uma dificuldade de aprendizagem, no entanto, poderão influenciar no processo de aprendizagem.

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TRANSTORNOS FUNCIONAIS:

Caracterizados por uma disfunção(alteração da função) no Sistema Nervoso Central e decorrentes de uma falha no processamento das informações. Desse modo, a criança recebe adequadamente as informações do meio externo (visuais, auditivas e cinestésicas), porém há uma falha na integração, processamento e armazenamento dessas informações resultando em problemas na “saída” das informações sejam pela escrita, leitura ou cálculo.
O diagnóstico dos que envolvem transtornos funcionais devem ser realizados por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas: Psicologia/Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neurologia , Psiquiatria e Oftalmologia, uma vez que o quadro pode ser acompanhado por alterações em funções diversas que comprometem a vida social,escolar e afetiva de crianças, jovens e adultos.
Dentre os Transtornos Funcionais, atualmente o que mais tem sido discutido e abordado é o TDAH, Dislexia.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

O DSM – IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais) define o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade como um problema de saúde mental, considerando-o como um distúrbio biopsicossocial, que envolve a atenção e a hiperatividade/impulsividade.
Tipos existentes:
Predominantemente desatento:Comportamento lento, falta de motivação, maior comprometimento em memória de trabalho, dificuldade em atividades de velocidade de processamento, menor auto-confiança, baixo desempenho em leitura e compreensão; apresentam sintomas internalizantes, como depressão, ansiedades e dificuldades e flutuação na aprendizagem. Apresentam também dificuldades nas tarefas percepto-motoras, desordem cognitiva e dificuldade em atenção focalizada. (Sylvia Maria Ciasca, 2010).Ocorre em maior frequência em meninas.

CARACTERÍSTICAS MARCANTES:

Normalmente sonhadora, desligada e que não disfarça sua alienação.Na escola ou mesmo em casa, muitas vezes não termina seus deveres, e também não consegue acompanhar o que ocorre em sala de aula. Porém, sua falta de atenção pode ficar despercebida por todos, já que é educada, tentando sempre cooperar, não causando problemas e não fazendo barulho.
Predominantemente hiperativo/impulsivo
Apresentam dificuldades em completar tarefas que requeiram sequência, ocorrências de repetência escolar, agitação motora, dificuldade de controlar os impulsos, inquietação, atividade excessiva. (Barkley, 2008)
Subtipo combinado:Apresentam maior número de erros em atividades que necessitam de maior atenção, concentração e organização.
“Por causa de sua dificuldade com regras e com o autocontrole, a criança com TDA do Tipo Combinado é muitas vezes uma significativa força negativa na sala de aula”.
(Phelan, 2005, pág. 35).

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DISLEXIA:

A palavra “Dislexia” deriva do Grego. O prefixo “dys” significa “dificuldade” e “lexis” significa “palavra escrita”. Dislexia significa “dificuldade com a palavra escrita”.

É uma dificuldade específica do aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva.
Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com baixa visão ou audição como causa primária. O desconhecimento sobre o assunto contribuiu muito para o aparecimento de diversos mitos.
Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.
As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, podem e devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível. As crianças com sinais de risco de DISLEXIA devem ser identificadas e iniciado um programa de desenvolvimento das competências fonológicas e das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

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TRANSTORNO BIPOLAR:

Antigamente conhecido como psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de mania.
Caracterizado pela presença de modificações na forma de pensar, agir e sentir é comum essas pessoas viverem em um ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes ou depressivos.
Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas.
Crianças e adolescentes com transtorno bipolar, tendem apresentar problemas de aprendizagem. As dificuldades podem ser ocasionadas pelos sintomas da doença, causadas por outras condições psiquiátricas coexistentes . Porém, o bom desempenho na aprendizagem está vinculado à autoestima e às realizações na vida como um todo.

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DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS:

Termo utilizado quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação (verbal/não verbal), atividades de vida diária (auto cuidado) e de relacionamento social.

As crianças com atraso cognitivo precisam de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia.
Apresentam problemas de aprendizagem, são mais “lentos” e podem ter limitações mais importantes no âmbito pedagógico.

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